Corte Químico: O Que É? Como Recuperar o Cabelo?

Você realmente sabe o que é o corte químico? Não? Então vamos te explicar tudo sobre este problema que atrapalha o crescimento dos fios de muitas mulheres.

Em suma, esse corte acontece quando há a incompatibilidade de duas químicas sobre o cabelo e, quando ambas se encontram, o fio quebra exatamente naquele ponto. Como consequência, grande quantidade de cabelo quebra, como se tivéssemos cortado com a tesoura, formando um tipo de corte reto.

Isso ocorre, pois há uma desestruturação da fibra capilar, onde essa não consegue suportar a carga de duas químicas diferentes (ou excesso da mesma química), e como consequência, o fio parte em dois pedaços.

Esse temido problema pode aparecer logo na primeira lavagem, depois do procedimento químico, como alguns dias depois (quando não há o cuidado necessário). Porém, nem tudo está perdido! Existem alguns tratamentos que você pode adotar hoje mesmo para fazer com que o cabelo pare de quebrar e restaure a sua fibra. Acompanhe a seguir:

corte químico o que é e como recuperar

Recuperando o cabelo do corte químico

Existem algumas formas de recuperar o cabelo que sofreu um corte químico severo, no entanto, o primeiro passo é ter muita paciência! Sim, afinal, o seu cabelo foi agredido de uma maneira ríspida, e a sua recuperação pode levar algumas semanas e até meses, dependendo do quadro.

Visto isso, vamos seguir o passo a passo para recuperar o cabelo danificado:

Corte os fios quebrados

Quando não estamos tratando de um corte químico próximo da raiz, podemos iniciar a recuperação capilar cortando os cabelos. Assim você elimina as pontas duplas que surgiram, além de retirar todo o resto da química que agrediu os seus fios.

No entanto, sabemos que pode ser um pouco difícil cortar o cabelo, ainda mais se você estava o deixando crescer. Mas acredite: o aspecto do fio cortado ficará muito melhor e ele poderá iniciar a sua recuperação de uma maneira mais eficiente.

Reconstrução

A reconstrução capilar é o segundo passo para retomar aqueles fios bonitos e saudáveis. Isso não significa que você deva extinguir as hidratações e reconstruções do seu cronograma, ok? Mas sim que você deve fazer um maior número de reconstruções por mês.

Dessa maneira, ao invés de reconstruir a fibra capilar a cada vinte ou trinta dias, faça este processo pelo menos uma vez por semana, até sentir os fios menos elásticos, quebradiços e emborrachados. Aprenda a fazer reconstrução caseira clicando aqui.

Somente depois disso você poderá voltar a fazer a cada 20 ou 30 dias.

corte químico o que é e como recuperar

Hidratação e umectação

Como mencionamos, a hidratação e a nutrição (umectação) deverão manter-se no seu cronograma capilar. Somente assim você conseguirá repor os nutrientes e lipídios que o seu cabelo perde diariamente, e perdeu severamente com a química.

Por essa razão, intercale o procedimento de hidratação e umectação ao longo da sua semana, enquanto ainda faz as reconstruções.

Aprenda aqui a fazer uma hidratação caseira potente, e aqui a fazer umectação para restaurar os fios.

Montar um cronograma

Por fim, monte um cronograma capilar para você. Ele é extremamente importante para recuperar os fios que foram agredidos e restabelecer a fibra capilar.

No seu caso, priorize as reconstruções, fazendo-as uma vez por semana. Quanto às hidratações, de uma a duas vezes por semana já é o bastante. Por fim, as umectações podem ser feitas a cada quinze dias.

Seguindo estas dicas, você poderá recuperar os seus fios, deixando os seus cabelos mais fortes, bonitos e saudáveis.

Corte Químico: O Que É? Como Recuperar o Cabelo?
Avalie Esse Artigo