Cronograma Capilar – O que é, para que serve

O cronograma capilar, para quem não sabe, funciona como uma agenda do cabelo. Ao longo do tempo, os nossos cabelos vão perdendo o brilho e todos os nutrientes devido a exposição ao sol, o efeito do cloro com mergulhos em piscinas, a água quente do chuveiro que pode danificar os fios. Também ficamos expostos a poluição, ao uso do secador, chapinha, babyliss, entre outros fatores que tiram todas as vitaminas e danificam os nossos cabelos. Por esse motivo, para ter um cabelo forte e saudável, é preciso hidrata-lo. Os fios capilares precisam de cuidados diários e semanais para resistirem a todos esses fatores.

Cronograma Capilar - O que é, para que serve
O Cronograma Capilar é um processo que visa devolver a vida aos cabelos.

Como funciona o cronograma capilar

O cronograma capilar é um agendamento de três etapas essenciais para os cuidados com o cabelo. É composto por hidratação, nutrição e restauração. O ideal é fazer o cronograma capilar enquanto o seu cabelo precisar, ou seja, se o cabelo apresentar uma melhora, você pode dar uma pausa. Esse cronograma funciona como uma reconstrução do cabelo. Enquanto os fios apresentarem um aspecto ruim, o cronograma deve ser seguido até que o mesmo fique devidamente hidratado.

como funciona o cronograma capilar
O cronograma capilar é um processo complexo, mas que visa utilizar produtos que deixam seus cabelos mais bonitos.

A primeira coisa que você tem que fazer é identificar o que o seu cabelo está precisando, ou seja, saber se o seu cabelo está partido, quebrado, sem brilho, balanço, caindo, com pontas duplas entre outros fatores. Identificando do que o cabelo mais necessita, facilita na hora de começar o cronograma capilar. Um exemplo é se o cabelo é revestido com muita química. Nesse caso a reconstrução deve ser feita a cada quinze dias, para depois ser feito uma vez por mês.

Procure encontrar produtos que são apropriados ao seu cabelo. Não adianta fazer hidratações com produtos que não combinam com o tipo do seu cabelo. Como por exemplo, manteiga de Karité não pode ser usado em cabelos oleoso, no entanto são ótimos para cabelos secos ou ressecados.

Identificando o que o cabelo precisa

Se o seu cabelo é do tipo que embaraça fácil quando está molhado ou está ressecado. É um sinal que dele precisa de uma hidratação. Você pode fazer uma hidratação com uma máscara ou um creme e outra hidratação caseira, com babosa, abacate e outros elementos que são essenciais para os fios ressecados. Essa hidratação pode ser feita a cada quinze dias ou dependendo do estado do cabelo, poderá ser feito com um intervalo de 48 horas.

o que usar no cronograma capilar
Para saber o que usar no Cronograma Capilar é preciso ver os produtos para cada tipo de cabelo.

Se o seu cabelo está com frizz, armado ou poroso, você precisa de uma nutrição. É preciso usar um tipo de óleo que deve ser aplicado aos fios. Esse óleo acaba controlando a oleosidade dos fios. No caso dos cabelos indisciplinados, esse óleo não permite a produção de sebo, ajudando a controlar a oleosidade.

No caso dos cabelos finos, ralos, quebradiços, com pontas duplas, partidos e elásticos é preciso uma reconstrução. É preciso usar queratina, mas cuidado com o excesso. A queratina é um elemento que forma uma película protetora para os fios e ajuda a selar a hidratação, fortalecendo o cabelo, evitando assim a queda do mesmo. Essa hidratação pode ser feita a cada quinze dias ou a cada um mês.

Como montar o cronograma capilar

Para montar o cronograma capilar é fácil. Após identificar do que o seu cabelo mais precisa é hora de montar a planilha. O modelo de cronograma capilar oficial é composto por oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução. O ideal é começar com o cronograma capilar oficial e depois ir ajustando-o de acordo com o que o seu cabelo mais necessita. Confira o cronograma capilar oficial abaixo:

Como montar cronograma capilar
Conheça todos os passos para montar o seu próprio Cronograma.
  • Primeira semana: Etapa 1 – Hidratação, Etapa 2 – hidratação, Etapa 3 – Nutrição
  • Segunda semana: Etapa 1 – Hidratação, Etapa 2 – hidratação, Etapa 3 – Nutrição
  • Terceira semana: Etapa 1 – Hidratação, Etapa 2 – hidratação, Etapa 3 – Reconstrução
  • Quarta semana: Etapa 1 – Hidratação, Etapa 2 – hidratação, Etapa 3 – Nutrição

O intervalo entre as etapas deve ser de 48 horas. Comece com esse cronograma capilar no primeiro mês. Depois que sentir que o cabelo está com um aspecto melhor, monte o seu próprio cronograma de acordo com o que o seu cabelo precisa.

Cronograma Capilar – O que é, para que serve
4 (80%) 4 votes